Travel News

Sebrae apresenta Agentes de Roteiros

Divulgação/Túlio Saraiva

Na Chapada Diamantina (BA), os ART apoiaram a integração de rotas especiais com foco na produção de café, frutas vermelhas, queijos, vinhos, entre outros

Na Chapada Diamantina (BA), os ART apoiaram a integração de rotas especiais com foco na produção de café, frutas vermelhas, queijos, vinhos, entre outros

A 21ª edição do Fórum PANROTAS, que acontece nos dias 5 e 6 de março, em São Paulo, vai apresentar a atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos (ART). A iniciativa do Sebrae tem contribuído para estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil ao longo dos últimos dois anos, com o fortalecimento da governança e ampliação da oferta turística nos Estados.

Durante os dois dias do evento, o público vai ter a oportunidade de acompanhar painéis e debates sobre as principais tendências do Turismo, com a participação de lideranças do setor e profissionais internacionais reconhecidos. Além disso, vão conhecer novas rotas e produtos turísticos estruturados com o apoio da rede de ART do Sebrae.

Os DTI são territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista com o destino, ofertando experiências memoráveis ao longo de toda a sua jornada. Até o momento, 200 agentes do Sebrae atuaram em 900 municípios de 20 Estados do País, sendo responsáveis pela identificação e mapeamento de ofertas turísticas, realização de diagnósticos de maturidade em DTI, capacitação e consultorias específicas, bem como desenvolvimento de produtos diversos.

De acordo com a analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, o Turismo vive um momento de reinvenção, influenciado pelo novo perfil dos turistas, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam viver experiências genuínas. Ela acrescenta que o próximo passo é encontrar canais de comercialização para cada um desses produtos turísticos prontos.

“Nosso país precisa diversificar a sua oferta turística, ou seja, ter mais produtos prontos para comercializar e dar a chance para que o turista conheça novos lugares, como também para que ele viva novas experiências, até mesmo em locais que ele já esteve”, ressalta.

A atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos incentiva ainda o desenvolvimento de pequenos negócios fora da cadeia do setor, como o agronegócio, ao orientar pequenas produções agrícolas interessadas em receber demandas turísticas.

Potência do Turismo rural

Na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, os ART apoiaram a integração de rotas especiais com foco na produção de café, frutas vermelhas, queijos, vinhos, entre outros. A Rota do Café inclui visitação a fazendas dos municípios de Mucugê, Ibicoara e Piatã, onde os turistas podem passear pelos cafezais, visitar laboratórios de técnicas de cultivo, desfrutar do aroma dos grãos, conhecendo desde a plantação até a degustação.

Já a Rota das Frutas Vermelhas inclui propriedades rurais dos municípios de Mucugê e Palmeiras, onde é possível conhecer a produção de morango, amora preta, framboesa e mirtilo. Por fim, a Rota Sensorial apresenta propriedades no município do Morro do Chapéu, com destaque para a produção de vinhos, queijos embutidos, óleos essenciais, produtos da agricultura orgânica e rosas do deserto, cactos e suculentas.

De acordo com o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira, foram criados 12 novos produtos turísticos no Estado ao longo de dois ciclos de trabalho. Entre eles, está a criação de um roteiro em Salvador que oferta produtos e serviços com foco em religiões de matriz africana.

Segundo ele, isso possibilita o desenvolvimento de todos os pequenos negócios do entorno, como bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos, além de estimular o surgimento de mais emprego. “Antes da criação desse roteiro religioso voltado para a matriz africana, por exemplo, nós não tínhamos uma cadeia de fornecimento de souvenirs ou preparação desses locais para a recepção dos turistas”, comenta.

Um convite às novas experiências

No estado do Rio de Janeiro, o Turismo ganhou um olhar voltado para as vocações dos municípios, que foram estruturados em um pacote de 22 roteiros chamado “Experimente o Rio de Janeiro”, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e outros parceiros institucionais. Como exemplos, destacam-se roteiros com sugestões de passeios, bares, restaurantes e hospedagens nos municípios de Petrópolis, Rio das Ostras, Sapucaia, Mangaratiba, Nova Friburgo, Cantagalo, São Pedro da Aldeia, entre outros.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Rio de Janeiro, Marisa Cardoso, conta que os roteiros criados consideram o conceito de “Turismo lixo zero”, além de valorizarem a experiência dos viajantes. Ela explica que muitos produtos turísticos foram reformatados com melhorias e outros foram criados dentro dessa proposta. Todo material está disponível em português, inglês e espanhol.

“Cada um desses 22 roteiros tem um receptivo local e o Sebrae tem promovido encontros e rodadas de negócios com a participação de agências e operadoras de viagens.” complementa.

21º Fórum PANROTAS – Informações

Esta empresa apoia o Fórum PANROTAS 2024

About author

Articles

Hudson, the travel scribe, paints the world with his words. His tales are a passport to unseen places, his passion, the compass guiding his journeys. From the rhythm of city life to the tranquility of nature, he weaves narratives that are not just travelogues, but love letters to exploration and storytelling.
Related posts
Travel News

American Revolution began 249 years ago: Here are 5 overlooked tourist spots about fight for independence

The grand events and oft-told tales of the American Revolution are easy to find among sprawling…
Read more
Travel News

Fazenda deve aceitar custo de R$ 15 bi para PERSE

Divulgação Fernando Haddad, ministro da Fazenda O Ministério da Fazenda sinalizou que está…
Read more
Travel News

Greece sightseeing travel guide: ancient ruins, rugged mountains, and Mediterranean waters

Greece has long been a wildly popular tourist destination for Americans and Europeans alike. Here…
Read more
Newsletter
Become a Trendsetter
Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you. [mc4wp_form id="729"]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *