Travel News

Parques nacionais batem recorde de visitação em 2023

MTur/Luciola Vilela

Parque Nacional da Tijuca alcançou a marca histórica de mais de 4 milhões de visitantes no ano passado, sendo o parque mais visitado do País

Parque Nacional da Tijuca alcançou a marca histórica de mais de 4 milhões de visitantes no ano passado, sendo o parque mais visitado do País

O ano de 2023 registrou um recorde de visitação aos parques nacionais brasileiros, com um volume de 11,8 milhões de pessoas, 15% a mais que o registrado em 2022. Dados são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que administra as unidades de conservação federais.

Segundo o estudo Tendências de Turismo 2024, realizado pelo Ministério do Turismo, o Turismo de natureza, ou Ecoturismo, tem sido a segunda principal motivação de viagem do brasileiro, alcançando 27% da preferência dos entrevistados, atrás apenas do chamado “Turismo de sol e praia”, preferência de cerca de 59% dos viajantes consultados.

“O Ministério do Turismo tem apostado cada vez mais no fomento ao segmento do Ecoturismo, como uma política pública para a promoção do Turismo sustentável, pois, em especial depois da pandemia de covid-19, as pessoas passaram a buscar mais essa forma de conexão com a natureza, aliada a ações de preservação das nossas riquezas naturais”

Carolina Fávero, coordenadora-geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur

A unidade de conservação mais visitada no ano passado foi o Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, que em 2023 alcançou a marca histórica de mais de 4 milhões de visitantes. A unidade passou de 3.542.778 de frequentadores, em 2022, para 4.464.257, no último ano. O aumento na visitação aconteceu de forma distribuída em toda a unidade, com aumento de 30% nos visitantes da Floresta da Tijuca e do Parque Lage, 27% de aumento na visitação ao Corcovado e 15% de crescimento nas visitas à Vista Chinesa.

Parques Nacionais em alta

Os parques nacionais destacam-se como alguns dos principais destinos de visitantes brasileiros e estrangeiros, respondendo por 45% do total de frequentadores entre todas as modalidades de unidades de conservação federais do país. Aproximadamente três em cada quatro parques do Brasil conseguiram monitorar sua visitação, sinalizando uma eficiente cobertura de monitoramento.

Além dos parques nacionais, outras categorias de unidades de conservação têm se destacado ano após ano no registro de visitas, como áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas, reservas biológicas e estações ecológicas, evidenciando a diversidade de opções oferecidas aos turistas no país.

About author

Articles

Hudson, the travel scribe, paints the world with his words. His tales are a passport to unseen places, his passion, the compass guiding his journeys. From the rhythm of city life to the tranquility of nature, he weaves narratives that are not just travelogues, but love letters to exploration and storytelling.
Related posts
Travel News

Brasil, Colômbia e México registram aumento de pax

Phil Mosley/Unsplash Região teve um aumento de 13,4% em pax transportados A Associação…
Read more
Travel News

Torneio reunirá lendas do futebol em Curaçao

Divulgação Tetracampeões brasileiros estarão presentes nos jogos amistosos Em maio, a nata do…
Read more
Travel News

Parque da Disneyland Paris tem novo nome e expansão

Divulgação Segundo parque de Paris foi renomeado para Disney Adventure World O Walt Disney…
Read more
Newsletter
Become a Trendsetter
Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *