Travel News

Capivara na pista gera suspensão de voos em GRU

PANROTAS / Emerson Souza

Ocorrido gerou atrasos de voos de várias companhias aéreas

Ocorrido gerou atrasos de voos de várias companhias aéreas

Na última segunda-feira (1), o Aeroporto de Guarulhos teve pousos e decolagens suspensos por 15 minutos, das 8h05 às 8h20. E tudo por causa… de uma capivara que estava na pista. A presença do animal no local resultou em atrasos de voos de várias companhias aéreas. Uma delas foi a Latam, que teve mais de 25 voos atrasados, de acordo com o CEO da companhia aérea, Jerome Cadier.

“E o efeito é em cascata, já que um voo que pousou atrasado também provavelmente vai decolar com atraso. Com isto, voos devem ser reprogramados, passageiros perdem suas conexões, tripulações chegam mais perto do seu horário limite de serviço (às vezes “vencendo” e requerendo acionar os reservas), filas no aeroporto aumentam, agentes devem fazer hora extra, ligações no call center se acumulam…e por aí vai. E isto por uma capivara! Mais frequentes ainda são eventos com pássaros. Tudo isto requer uma gestão de fauna por parte do aeroporto e do município. Tudo isto gera custo, que todos nós pagamos”, destacou Cadier em seu Linkedin.

Ele também pediu desculpas pelo transtorno causado no aeroporto na ocasião. “E como sempre, peço muita calma a todos. A Latam é tão afetada por eventos como este quanto seus clientes e nosso objetivo é o mesmo: solucionar tudo o mais rápido possível”, complementou o CEO da Latam.

Latam defende gestão eficiente da fauna

A Latam alerta para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros. Em 2023, a companhia aérea registrou bird strike (colisão com pássaros) em 563 de seus voos no Brasil. Além disso, a companhia observa o crescimento de interdições por incursão de animais, como o caso da capivara citado acima.

“A alta incidência de bird strikes e incursões de animais nos aeroportos brasileiros prejudica milhares de passageiros com voos cancelados ou atrasados e provoca custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves e motores fora de operação e com a escala de tripulantes reserva”, diz a Latam em comunicado.

About author

Articles

Hudson, the travel scribe, paints the world with his words. His tales are a passport to unseen places, his passion, the compass guiding his journeys. From the rhythm of city life to the tranquility of nature, he weaves narratives that are not just travelogues, but love letters to exploration and storytelling.
Related posts
Travel News

Brasil, Colômbia e México registram aumento de pax

Phil Mosley/Unsplash Região teve um aumento de 13,4% em pax transportados A Associação…
Read more
Travel News

Torneio reunirá lendas do futebol em Curaçao

Divulgação Tetracampeões brasileiros estarão presentes nos jogos amistosos Em maio, a nata do…
Read more
Travel News

Parque da Disneyland Paris tem novo nome e expansão

Divulgação Segundo parque de Paris foi renomeado para Disney Adventure World O Walt Disney…
Read more
Newsletter
Become a Trendsetter
Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *